outubro 5, 2016

Feira de Orgânicos

Sem agrotóxicos, do produtor para sua mesa

sam_2427

Thomas Buckup, responsável pela feira de produtos orgânicos do Takê.

Foi descontinuada a Feirinha de produtos orgânicos do Takê. Quem desejar adquirir os produtos deve entrar em contato diretamente com

Thomas Buckup,  Thomas atua na feira de orgânicos da Zona Noroeste e na escola Leonor Mendes de Barros, em Santos.

A feirinha do Takê funcionou do início de 2014 até outubro deste ano.

Segundo Thomas, a maior parte dos produtos, principalmente legumes, verduras e frutas veem da região de Mogi.  Também são oferecidos outros itens como geleias, café, cereais, ovos, ervas macarrão, shoyo, pasta de missô, quínoa, farinha de mandioca. Couve é um produto com boa aceitação lá, diz Thomas. E ainda as chamadas Poncs – Plantas não convencionais, como “Peixinho”, uma folha que se usa a la milanesa; Folha de Batata Doce, entre outras. Tudo certificado com o selo oficial dos produtos orgânicos.

Thomas faz entregas em Santos e São Vicente. Ele entrega toda terça-feira. Os pedidos podem ser feitos no local, via telefone 99770-5147 ou email organicosguaruja@bol.com.br. Pedindo até domingo, ele entrega na terça.

sam_2428  sam_2421  feira-organicos-2  sam_2430 sam_2431

O mundo orgânico

De acordo com o Ministério da Agricultura, “para ser considerado orgânico, o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção”.

Conforme a legislação brasileira, em vigor desde janeiro de 2011, o consumidor reconhece o produto orgânico através do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Todo produto orgânico vendido em lojas e mercados tem que apresentar o selo em seu rótulo. Já o agricultor familiar precisa vender seus produtos diretamente, para que o consumidor possa estabelecer uma relação de confiança com ele ao comprar seus produtos na feira.